terça-feira, 25 de outubro de 2011

Prova de fé em ENEM 2011


Fim de prova para uns, início de prova para outros. É assim que 4 adventistas do sétimo dia se portaram nesse sábado, 22, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2011 na cidade de Chapecó. Os jovens que têm o sábado como dia de descanso ficaram “confinados” na sala 17 na Escola Estadual Bom Pastor, enquanto os demais estudantes realizaram a prova normalmente no período das 13h às 17h30. O atendimento diferenciado é solicitado na hora da inscrição, já que para estes sabatistas o sábado é um dia santo, iniciado no pôr-do-sol de sexta e terminado no pôr-do-sol de sábado.
Os estudantes que fizeram a opção pela guarda do sábado precisaram chegar, como os demais, com uma hora de antecedência dos fechamentos dos portões, às 12h, conforme horário de Brasilia. A partir daí, esse grupo é separado e retirado a uma sala especial, onde esperam até a hora do pôr-do-sol para iniciarem as provas.
A solicitação por atendimento diferenciado ocorre no momento da inscrição via internet
“Como a gente chegou às 13H e ficou lá até as 19h da noite, foi bem cansativo, mas, quando deu 19h e bateu o sinal ,a mulher entregou as provas pra nós e disse que agora éramos nós que escolhíamos se queríamos fazer ou não. Pois ainda não tinha dado o pôr-do-sol”, conta a aluna adventista Priscila Barbosa. Esses jovens não olharam para o relógio para começar a prova, mas, com os cadernos sob a mesa, preferiram perder pouco mais de 15 minutos de prova para não irem contra seus princípios.
Segundo o pastor da Igreja Adventista em Chapecó, Vanderlei Moraes, a crença no sábado é baseada nos 10 mandamentos de Êxodo, capítulo 20, e para eles representa um dia de descanso e reconhecimento da criação de Deus. “É uma questão de fidelidade ao nosso Deus. Esse é um dia que reconhecemos que é separado por Deus, não pelo homem. E o quarto mandamento diz que o sábado é o dia do Senhor. Não é um dia para atividades seculares, mas pra uso apenas espiritual”.
Assim como aos demais, a prova aos adventistas também teve duração de 4 horas e meia, inicando às 19H e terminando às 23h30. Porém, por não seguirem o relógio e sim o sol, estes jovens acabaram perdendo alguns minutos, mas não ficaram nem um pouco chateados. “Eu terminei com uma hora sobrando, então eu acho assim, que aqueles 15 minutos em que eu fiquei ali, esperando pra dar o pôr-do-sol, eles não mudaram nada no final. Porque Deus estava conosco e a gente sabia que ia conseguir fazer a prova”, disse Priscila.
No domingo, as provas aos adventistas seguem normalmente, das 13h às 18h30, como para os demais estudantes, contando todos com uma hora a mais devido à redação.
Isadora Paula Stentzler / Da Hora