quinta-feira, 10 de maio de 2012







2 mil pessoas participam em vigília de 10 horas em Joinville

EVENTO OCORREU NA MADRUGADA DE SÁBADO PARA DOMINGO






Enquanto muitos jovens passavam a noite de sábado em festas e baladas barulhentas na cidade de Joinville, cerca de duas mil pessoas ficaram acordadas na madrugada do dia 5 para o dia 6 a fim de acompanharem a Super Vigília Jovem da Associação Norte Catarinense (ANC).

O evento durou dez horas, das 21h de sábado às 7h de domingo, período em que os participantes louvaram a Deus, oraram, assistiram às encenações do grupo Perspectivas Brasil, ouviram mensagens espirituais, testemunhos e se emocionaram com batismos. As pregações ficaram por conta dos pastores Ezequias Guimarães, presidente da ANC, Lelis Silva, líder Jovem da ANC e Elmar Borges, líder dos jovens adventistas do Sul do país.

Entre os convidados, o grupo Novo Tom cantou suas músicas mais conhecidas e deu um toque especial à programação realizada no Joinville Square Garden. "Pra gente é uma alegria muito grande participar deste evento, sobretudo porque é um evento de cunho espiritual", afirma Lineu Soares, maestro do grupo. "Acho que todas as oportunidades que a gente tem de elevar o nome de Cristo para as pessoas e trazer a oportunidade para que elas estejam mais próximas de Deus, é sempre uma oportunidade extremamente valiosa", declara.

O tema da vigília foi "Surpreenda-se", com o propósito de surpreender os participantes a fim de eles sentirem o desejo de também surpreender o mundo. Ação simbolizada pela mudança no letreiro ao final da programação, quando o título "Surpreenda-se" transformou-se em "Surpreenda".

Uma das partes que mais impactaram a plateia foi a destinada ao Desafio Ágape, projeto do Ministério Jovem da ANC que propõe ir a lugares pouco convencionais para falar da Palavra de Deus. Entre as diversas ações realizadas pelos jovens catarinenses durante a Semana Santa, foram destacadas a de um grupo de Caçador, cidade do Meio-Oeste de Santa Catarina, que promoveu a Semana da Esperança dentro de igrejas de outra denominação. Outra equipe que surpreendeu foi a dos jovens da igreja do Fátima, em Joinville. Eles conseguiram resgatar quatro moradores de rua e levá-los aos cultos.

Se alguém cochilou durante o programa, a Missão Calebe fez todos ficarem bem atentos com uma entrada triunfal dos voluntários que estiveram no Uruguai, em São José do Cedro e Apiúna. Os jovens quebraram o protocolo e chegaram ao palco montados em bicicletas, motos e na carroceria de uma caminhonete.

O destaque dos calebes foi o testemunho de Eliton Caldas, que começou a frequentar a igreja em novembro, se batizou na Missão, continuou Apiúna como obreiro e em três meses 30 pessoas foram batizadas por meio de estudos bíblicos ministrados pelo jovem de 21 anos.

A mensagem do testemunho alcançou Bruna Martins de Lima, de 21 anos, que decidiu ser batizada na mesma noite. "Eu já estava com vontade, mas eu vi o vídeo e disse: ?preciso participar?. Eu senti a necessidade de ter que ?botar a mão na massa?, ajudar a Jesus voltar mais rápido", conta.

Além de Bruna, foram batizadas mais duas pessoas no evento. Uma mulher que conheceu a Cristo por meio da Missão Calebe e um juvenil que participou do projeto Pais de Esperança.

"Vendo uma multidão permanecer até de manhã, a gente percebe que a nossa juventude tem vontade. Após um programa de dez horas sem intervalo e ver toda essa gente atendendo ao apelo para trabalhar por Jesus, isso não tem preço. Todo o desgaste valeu a pena", diz o pastor Lelis Silva, organizador a vigília.

Fotos de Anderson Makishi, Fabio Santos e Geraldo Junior





por Gustavo Cidral
Associação Norte Catarinense